Internacionalização

Internacionalizacao IntroNo mundo global, a internacionalização tornou-se um imperativo para estudantes, docentes e staff, por isso, os intercâmbios e a mobilidade internacional têm um lugar de destaque no nosso projeto educativo.

Os nossos cursos estão desenhados para oferecer aos estudantes uma experiência internacional ao abrigo de parcerias e protocolos com escolas e outras instituições internacionais, tendo como principais objetivos o desenvolvimento de competências sociais e comunicacionais, o domínio de línguas estrangeiras, o alargamento da consciência multicultural e o crescimento pessoal.

O nosso projeto envolve a comunidade escolar: professores, alunos e Staff.

Estágios em contexto de trabalho Erasmus +

Internacionalizacao ErasmusOs melhores alunos finalistas dos cursos tecnológicos da Escola Profissional Val do Rio têm a oportunidade de realizar a sua formação em contexto de trabalho (estágio profissional) num país estrangeiro ao abrigo do Programa Erasmus+.

2017

Valência (Espanha)

Portsmouth (Reino Unido)

2015

Plymouth (Reino Unido)
Estágios de Design Gráfico, Desenho digital 3D, Gestão de Equipamentos Informáticos

2011

Barcelona (Espanha)
Estágio de Apoio Psicossocial

2010 / 2011

Leipzig (Alemanha)
Estágio de Apoio à Infância

2008

Plymouth (Reino Unido)
Estágios de Vídeo

2006 / 2007

Córdova (Espanha)
Estágios de Artes Gráficas e Indústrias Gráficas

Mobilidade de alunos

A Escola Profissional Val do Rio promove a mobilidade de alunos em articulação com escolas estrangeiras por meios de parcerias bilaterais com vista a programas de formação de curta duração.

2013

Redon (França)
Lycée Marcel Callo

2013

Londres (Reino Unido)
Parceria bilateral «Are you a safe social surfer?»
The Brit School Connect Lab

Parceria Institucional 2016-2019

Internacionalizacao VETA Escola Profissional Val do Rio integra The VET Learning Community (Vocational Education and Training) - um projeto no qual escolas profissionais europeias colaboram de modo a melhorar a qualidade dos seus serviços, focando-se em dois objetivos principais: melhorar o desempenho global em termos de qualidade e criar uma “cultura da qualidade” nas escolas envolvidas no projeto; contribuir para uma educação inclusiva, através da criação de parcerias entre escolas. O projeto arrancou em novembro de 2016 e terá a duração de 30 meses. Tem como parceiras escolas holandesas, eslovenas, lituanas, estónias e portuguesas.

A comunidade de aprendizagem VET, na qual a Escola Profissional Val do Rio se orgulha de participar, faz parte do programa Erasmus + da União Europeia.

Rede Europeia InnMain

A Escola Profissional Val do Rio integra a Rede Internacional InnMain, de empreendedores no campo da manutenção e construção de instalações industriais. O objetivo desta rede de instituições (escolas, empresas, associações, câmaras de comércio e indústria, etc.) é melhorar a qualidade dos professores e formadores através da promoção da mobilidade entre as instituições integrantes.

Algumas das instituições educativas envolvidas são responsáveis por dinamizar departamentos técnicos e promover o intercâmbio de experiências e conhecimentos. A Escola Val do Rio tem a seu cargo a dinamização do departamento de Eletricidade e Eletrónica, tendo já promovido em Oeiras duas sessões de formação internacional no âmbito deste departamento. A Val do Rio participou também no Projeto One2One no âmbito do Programa TOI (Transfer of Inovation) com os seus parceiros da rede.

Estão em curso e, para os próximos anos, mobilidades de alunos e professores/formadores dentro da rede de Centros InnMain, preferencialmente para estágios de longa duração.

Acolhimento Val do Rio

2007

Wroclaw (Polónia)
Assistente de Línguas

2009

Vigo (Espanha)
Assistente de Línguas

2011

Praga (República Checa)
Assistente de Línguas

2007/14

Espanha, França, Grécia, Letónia, Lituânia, República Checa, Noruega
Acolhimento de representantes de escolas.

 

 

Continuar a ler
Este site utiliza cookies. Continuando a navegar está automaticamente a autorizar os mesmos. Continuar