Técnico de Ação Educativa

O Curso de Técnico de Ação Educativa tem a duração de 3 anos. Confere-te, em simultâneo, o certificado de conclusão do 12.º ano e uma certificação profissional de nível 4. Podes concorrer se tens o 9º ano de escolaridade completo e menos de 20 anos. A Escola oferece-te um ensino personalizado, intercâmbios internacionais e estágios em instituições da área. Poderás também candidatar-te ao ensino universitário.

Apresentação do curso:

Gostarias de fazer do cuidado das crianças e jovens? Queres conhecer mais sobre a infância e a juventude?

No curso TAE aprenderás a cuidar, apoiar e acompanhar crianças e jovens com profissionalismo, dedicação, responsabilidade e muita alegria! Irás conhecer de perto algumas das melhores práticas nesta área pela experiência de formação em contexto de trabalho.

Outras componentes da área técnica de estudos são: Saúde e Desenvolvimento, Educação e Técnica Pedagógica, Intervenção Educativa e Educação Artística.

O que faz um Técnico de Ação Educativa?

Cuida, apoia, vigia e acompanha crianças e jovens sob a orientação de outros profissionais, apoiando o planeamento, organização e execução de atividades do quotidiano, de tempos livres e /  ou pedagógicos, contribuindo para o desenvolvimento integral e bem-estar das crianças e jovens, no respeito pelos princípios de segurança e deontologia profissional.

Objetivos do curso:

  • Colaborar na planificação, organização e execução de atividades a desenvolver com as crianças e jovens em diferentes contextos de atuação. 
  • Colaborar com o/a responsável pelas atividades lúdico-pedagógicas no seu planeamento e organização, em função das temáticas e dos conteúdos a desenvolver. 
  • Vigiar, acompanhar e apoiar crianças e jovens, no desenvolvimento das atividades previstas, garantindo e promovendo a sua segurança em todos os momentos.
  • Acompanhar e apoiar crianças e jovens no desenvolvimento das atividades de higiene pessoal. 
  • Organizar refeições, bem como acompanhar e apoiar as crianças e jovens durante o período de refeições. 
  • Assegurar as condições de higiene, segurança e organização do local onde as crianças e jovens se encontram, bem como dos equipamentos e materiais utilizados. 
  • Detetar e reportar superiormente eventuais problemas de saúde e de desenvolvimento ou outros respeitantes às rotinas diárias das crianças e jovens.

Com este curso ficas apto(a):

A colaborar e intervir no acompanhamento de crianças e jovens em diversas instituições públicas ou privadas.

Saídas profissionais:

Colaboração em instituições públicas ou privadas, como creches, jardins de infância, escolas, entre outras instituições de apoio escolar e familiar.

Continuar a ler
Este site utiliza cookies. Continuando a navegar está automaticamente a autorizar os mesmos. Continuar