Uma verdadeira Comunidade de Aprendizagem VET está a ser implementada!

Desde 2016, a nossa escola integra o projecto TVLC The VET Learning Community, uma comunidade de aprendizagem em que os membros se reúnem periodicamente para comparar, intercambiar e aprender novas práticas do dia-a-dia escolar com vista a melhorar a qualidade e ampliar a inclusão.

Entre 1 e 3 de outubro, a Val do Rio Estoril recebeu os parceiros do projecto num encontro que decorreu no Hotel Éden (Estoril) e no qual algumas alunas intervieram em representação da escola.

As professoras Ana Gomes (Inglês), Margarida Nunes (Matemática) e Lígia Costa (Inglês) organizaram e dirigiram o encontro, em colaboração com os responsáveis pelo projecto, Guus van Beek e Birgit Grimbergen. Além de Portugal, participam no TVLC a Estónia, a Holanda, a Lituânia, a Bélgica e a Eslovénia.

Os principais objetivos são:

1. Melhorar o desempenho global da qualidade e a cultura de qualidade das escolas envolvidas no projecto.

2. Promover a educação inclusiva, identificando as condições prévias (as oportunidades e as ameaças) à educação inclusiva, construindo parcerias entre a educação especial e o regime geral nos países parceiros.

Assim nasceu uma parceria sustentável para o intercâmbio de experiências e a aprendizagem. No final do projecto, em abril de 2019, esperam-se três resultados principais: a implementação da metodologia de benchmarking, a apresentação de um relatório para a educação inclusiva e a publicação de um guião estratégico para a qualidade nas organizações educativas.

 

Continuar a ler
Este site utiliza cookies. Continuando a navegar está automaticamente a autorizar os mesmos. Continuar