"Aquilo que somos resulta das nossas escolhas"

CongrAnual1819 1Foi num tom optimista, mas consciente, que decorreu o congresso anual A Identidade está na História, enriquecido por momentos musicais e momentos de reflexão e diálogo sobre o nosso passado, o presente e o futuro. O evento da Val do Rio Estoril juntou este ano, na Casa das Histórias Paula Rêgo (Cascais), a jornalista e escritora Isabel Stilwell, o filósofo e escritor José Luis Nunes Martins, bem como a médica Raquel Baptista Leite e o filósofo e professor Tiago Amorim para lançar o tema do ano letivo: A Identidade está na História. Em momentos diferentes, os quatro convidados partilharam com alunas e professores da escola as suas visões sobre "como estar e olhar para a própria vida".

Isabel Stilwell sublinhou a importância de estarmos "sempre muito atentos às oportunidades que aparecem, pois podem transformar as nossas vidas". Falando acerca das rainhas de Portugal, destacou "a forma como viviam as oportunidades e como eram capazes de enfrentar uma realidade que era dominada por homens". "As suas vidas ensinam-nos que Portugal foi sendo feito de convicções - de cada uma no seu tempo e à sua maneira -, o que nos permite ter consciência da história do nosso país. Ensinam-nos a acreditar que as nossas vidas não são por acaso e temos de pôr a render os talentos que recebemos".

carminhoNa mesma linha falou José Luis Nunes Martins: "as pessoas nascem livres, elas escolhem todos os dias, têm de se esforçar". "Aquilo que nós somos resulta das nossas escolhas", acrescentou, concluindo que "o caminho para a felicidade é o amor" e que "há três coisas que quem ama faz: está presente, está em silêncio, está em simplicidade". Raquel Baptista Leite destacou a importância de se construir um percurso pessoal no qual sejamos capazes de reconhecer as falhas, se queremos alcançar o sucesso. Tiago Amorim recordou que "a luz só entra através das falhas do vaso partido".

Ao som da guitarra portuguesa, as professoras Carminho, Madalena e Mariana deram as "notas da história" da Val do Rio e entuou-se "Um Amor para a Vida toda".

raquel leite1JoseLuisNMartins1

Continuar a ler
Este site utiliza cookies. Continuando a navegar está automaticamente a autorizar os mesmos. Continuar